domingo, 27 de março de 2011

10cm por causa de um terremoto? "fala sério!"

Pessoal, fiquei intrigado com uma questão passada pelos jornais.

Dizem que a terra teve seu eixo alterado em 10cm pro causa do terremoto no japão.
Mas como é possível?

A Terra esta em rotação, e conserva seu momento devido ao efeito giroscópico, o que já dificulta esse deslocamento angular, mas mesmo sem isso, se não houver alguma influência externa (energia ou ação que venha de fora do planeta). Não há terremoto no mundo que faça o planeta se deslocar 0.00000000001 milímetros sequer.
Bem, mesmo que a Terra explodisse , todos seus fragmentos ainda manteriam o mesmo ritmo, e a rotação ainda teria o mesmo eixo.

O que pode ocorrer é uma alteração do tempo de rotação.

A única hipótese possível que pensei, pensando na idéia que a terra realmente possa se deslocar no eixo, seria o terremoto deslocar, significativamente, grandes volumes de massa de um ponto para outro e devido a influencia que a Lua tem no equilíbrio da rotação da Terra, elas "perceberem" que a massa mudou um pouco de lugar e começar a reajustar seu eixo.

Mesmo assim isso demoraria alguns anos para acontecer (esse "alguns" é astronomicamente falando... uns milhares de anos?? ), pois a crosta terrestre onde ocorrem os terremotos é como uma pele "fina e transparente" comparado com o resto da massa da Terra. E deslocamentos de massa na superfície são pouco significativas.


Bem, eu pensei isso e resolvi compartilhar, aceito críticas. Afinal espero que os princípios básicos da física ainda estejam integros.








Nenhum comentário: